Com certeza você já viu por aí nas suas surfadas na internet ou ouviu falar em certificados SSL – a questão é que poucas pessoas sabem o que é, e menos ainda sabem como conseguir um.
Na verdade é um termo mais comum para quem administra websites, sejam eles para uso pessoal (como um blog, por exemplo) ou para negócios (um e-commerce é o mais comum). Mas isso não significa que usuários “normais” não tenham visto eles por aí.
Ok. Mas afinal o que é, e como funciona este certificado SSL? E o mais importante, vale a pena colocar a mão no bolso para ter um?
Os certificados SSL, algumas vezes atendem pelo nome de certificados digitais, são utilizados para estabelecer conexões segura por meio da criptografia entre os usuários e os servidores do site de destino. As palavras para a sigla SSL em inglês são “Secure Socket Layer” e em um tradução livre significa “Suporte de Camadas Seguras”.
Os certificados SSL servem para garantir que as informações sejam entregues ao servidor de destino, sem o risco de cair nas mãos erradas – por exemplo, alguém que queira interceptar suas senhas pessoais e os dados do seu cartão de crédito!
Uma forma simples de reconhecer se os sites que possuem um certificado SSL é por meio de um endereço web que comece com "HTTPS'' – o oposto a isso, a URL simplesmente seria iniciada com o o prefixo “HTTP”.
Basicamente é isso que você precisa saber para entender para que serve e como identificar se o site possui um certificado SSL.
O SSL é adotado pelo Google como um dos fatores de rankeamento
A Google confirmou anos atrás que a certificação SSL é um dos fatores de posicionamento de sites na busca orgânica. Isso quer dizer que sites com HTTPS passarão a obter vantagens com relação aos demais. Logo, se você quer ser melhor posicionado esse é um fator mais que relevante para seu site.
O mantra da Google é servir da melhor forma possível e entregar a melhor experiência para seus usuários. E não há como servir bem sem segurança. Certo amigo?
E essa é uma regra Google, quem somos nós, meros mortais para discordar…
E essa é uma regra Google, quem somos nós, meros mortais para discordar…
E como eu faço para obter um certificado SSL?
A resposta é fácil – conseguir um certificado digital é um passo bem simples, e graças à imensa competição neste segmento, esse tipo de serviço cada vez mais fica mais barato. Algumas empresas ofertam a certificação digital por valores que não vão pesar no seu orçamento, como é o caso da 1&1, GoDaddy e outras empresas do ramo.
Para instalar o certificado SSL, fale com a empresa e eles irão iniciar a validação do certificado, solicitando algumas informações e documentos que comprovem a sua idoneidade. Assim, o seu certificado contratado começará a funcionar em seu site. O processo todo deve levar menos de 24 horas.
E sim, vale MUITO a pena você ter um certificado SSL em seu website.
Simples, fácil e rápido! Agora você sabe o que é um certificado SSL e como obter um!
FONTE: misteriosdomundo.org
Tags
destaque